Buscar no site

Como as baterias são recicladas?


Reciclagem de baterias

Você já parou para imaginar que praticamente todo produto eletrônico utiliza algum tipo bateria? Seja no seu smartphone ou relógio, a bateria está inserida internamente para dar conta de todo o processo de funcionamento.

No entanto, todos sabemos que cada produto tem seu tempo de vida. O motivo pode ser variado, desde a simples troca por um modelo superior ou até mesmo a troca inesperada após o aparelho se quebrar.

No caso de smartphone, tablets e outros gadgets que utilizam baterias de íon de lítio, a bateria integrada a estrutura do dispositivo tem sua vida útil reduzida por conta da obsolescência programada, que é a decisão do fabricante, de forma proposital, em comercializar um produto de modo que se torne obsoleto ou deixe de funcionar corretamente em um tempo programado, forçando o consumidor a comprar um novo equipamento.

Independente do motivo, todos esses produtos serão descartados um dia.  Alguns tomam o caminho correto e são enviados para o processo de reciclagem, outros nem tanto, sendo descartados de forma irresponsável em lixões, aterros sanitários, praias e florestas.

Baterias de lítio, reguladas por válvulas e pilhas possuem metais pesados com níquel, chumbo, zinco, cádmio e mercúrio que podem causar danos irreparáveis se descartados de forma irresponsável, prejudicando o meio ambiente e a água.

 

Por que a reciclagem é tão importante?

A reciclagem de baterias é um serviço de custo elevado, mas é um trabalho extremamente importante para diminuir a poluição do solo e degradação do meio ambiente.

O processo de reciclagem de baterias é organizado por etapas, mas cada tipo de bateria recebe um tratamento diferente durante o processo.

Portanto, a reciclagem começa com a classificação das baterias e separação delas. Como existe uma infinidade de bateiras no mercado, cada empresa atua com a reciclagem de determinada tecnologia.

Por exemplo, a empresa que recicla uma bateria de chumbo-ácida é diferente daquela que recicla a bateria de íon de lítio.

O processo de reciclagem começa na remoção do material combustível, como plásticos e isolantes. Partículas poluidoras criadas pelo processo de queima são eliminadas pelo purificador antes de serem liberadas na atmosfera.

As células são cortadas em pequenos pedaços e aquecidas até o metal se liquefazer e substâncias não-metálicas são queimadas.

As ligas assentam de acordo com o peso e são desnatadas enquanto ainda estão na forma líquida.  O processo pode variar de acordo com a tecnologia da bateria.

 

Bateria chumbo-ácida

A bateria chumbo-ácida é quebrada em uma máquina e os pedaços são colocados em uma cuba, onde o chumbo e os materiais pesados ​​caem para o fundo e o plástico flutua.

Neste ponto, os pedaços da caixa da bateria (Polipropileno, ABS) são retirados e os líquidos são removidos, restando somente o chumbo e os metais. Cada um dos materiais entra em um “fluxo” de reciclagem diferente.

Os pedaços da caixa são lavados, secos e enviados para um reciclador de plástico onde as peças são fundidas em um estado quase líquido. O plástico fundido é colocado dentro de uma máquina extrusora que produz pequenas pelotas de plástico de tamanho uniforme. Os pellets de plástico são colocados de volta na fabricação de caixas de bateria e o processo recomeça.

As partes de chumbo são limpas e aquecidas em fornos de fusão. O chumbo derretido é então despejado em moldes de lingote.

Depois de alguns minutos, as impurezas flutuam para o topo do chumbo ainda fundido nos moldes de lingote.

Essas impurezas são removidas e os lingotes são separados para esfriar.

Com os lingotes frios, o chumbo é removido dos moldes e enviados para os fabricantes de baterias, onde são refundidos e usados ​​na produção de novas baterias.

 

Bateria de íon de lítio

Baterias de notebooks e smartphones são recicladas em um processo mecânico especializado com temperatura ambiente, a qual os componentes da bateria são separados em três produtos finais, que são:

1) concentrado de sal de cobalto e lítio
2) aço inoxidável
3) cobre, alumínio e plástico.

Ainda assim, todos esses produtos são colocados de volta no mercado para serem reutilizados em novos produtos.


Bateria de níquel-cádmio

Antes do processo de reciclagem, os plásticos são separados dos componentes metálicos. Os metais são reciclados por meio de um processo de recuperação de metais em alta temperatura.

A matéria-prima da bateria (níquel, ferro, manganês e cromo) se reportam ao banho de metal fundido no forno, depois se solidificam durante a operação de fundição.

Os metais de baixo ponto de fusão (zinco e cádmio) se separam durante a fusão. Portanto, os metais e plásticos são então devolvidos para serem reutilizados em novos produtos.

 

Baterias de lítio

O conteúdo das baterias é exposto usando um triturador ou um martelo de alta velocidade, dependendo do tamanho da bateria. Assim, o conteúdo é então submerso em água cáustica (básica e não ácida).

Esta solução cáustica neutraliza os eletrólitos e os metais ferrosos e não ferrosos são recuperados. A sucata limpa é vendida para recicladores de metal para compensar o custo de reciclagem destas baterias.

A solução é filtrada e o carbono é recuperado e pressionado em folhas úmidas de bolo de carbono. Alguma parte do carbono é reciclado com cobalto.

Em suma, o lítio na solução (hidróxido de lítio) é convertido em carbonato de lítio, um pó branco e fino. O que resulta é carbonato de lítio de grau técnico, que é usado para fazer metal de lingote de lítio e folha para baterias. Também fornece metal de lítio para revenda e para a fabricação de baterias de dióxido de enxofre.

 

Pilhas alcalinas

As pilhas alcalinas (AAA, AA, C, D, 9V) são todas recicláveis. O processo é realizado com separação mecânica em temperatura ambiente especializado para reciclar baterias alcalinas.

Os componentes da bateria alcalina são separados em três produtos finais. Esses itens são concentrados de zinco e manganês, aço e papel, plástico e latão.

Os produtos são colocados de volta no mercado para serem reutilizados em novos produtos para compensar a reciclagem.

Descarte responsável

A Sec Power, uma das principais importadoras de baterias chumbo-ácidas, alcalinas e íons de lítio, presta o suporte necessário para coleta de baterias objetivando a destinação final adequada conforme resolução n° 401 /08 do CONAMA.

Se você tem grande quantidade de baterias para descartar, entre em contato pelo e-mail descarte@secpower.com.br que iremos entrar em contato.

Entretanto, para descartar em pouca quantidade, acesse o site da eCycle e procure o local mais perto para realizar o descarte. https://www.ecycle.com.br/

Lembre-se que o descarte de baterias ou de outros produtos eletrônicos para reciclagem é extremamente importante. Não deixe de fazê-lo.

Cadastre-se na Newsletter

Receba todas as novidades da Sec Power

Orçamento via WhatsApp