Buscar no site
5 cuidados indispensáveis na utilização da bateria selada
Bateria selada, bateria VRLA, bateria estacionária… São tantos tipos de baterias existentes no mercado que às vezes realmente é complicado diferenciá-las, principalmente para leigos no assunto.
Você pode não saber ainda, mas comprar uma bateria VRLA (Chumbo ácida regulada por válvula) é um dos melhores investimentos que você pode fazer.
Uma bateria VRLA, mais conhecida como bateria selada ou bateria sem manutenção, é um tipo de bateria recarregável com desempenho excelente.
Conhecidas por sua alta tolerância ao calor e durabilidade, essas baterias podem fornecer a você de 10 a 15 anos de desempenho estável se você cuidar bem delas.
Existem no mercado alguns tipos de baterias chumbo -ácida, sendo que AGM VRLA é uma das mais usadas e pode ser aplicada em praticamente tudo: nobreak, sistema de alarme, balanças, carrinhos de golfe, brinquedos, equipamentos médicos, entre outros.
A bateria chumbo-ácida VRLA GEL pode ser montada em diferentes posições e apresenta maior resistência a temperaturas extremas, sendo também resistente a choque e vibração.
A bateria chumbo-ácida AGM VRLA, por sua vez, pode ter qualquer formato, tornando seu design muito flexível e fornece e recebe taxas de amperagem mais altas quando comparadas a outras baterias seladas durante os ciclos de carga.
A chumbo-ácida AGM VRLA é uma ótima bateria para nobreak e uma excelente bateria de alarme também. Pode ter certeza, se precisar de uma bateria de nobreak, a AGM VRLA é exatamente o que você deve procurar.
As baterias VRLAs não precisam de muita manutenção, mas isso não significa que sejam imunes à destruição ou possam vir a ter um desempenho reduzido, ou seja, tornarem-se viciadas.
Para que essas baterias forneçam o máximo desempenho pelo maior tempo possível, você deve cuidar bem delas.
Confira algumas dicas de cuidados necessários para um armazenamento seguro da Bateria VRLA:
1. Carregamento adequado
As baterias de chumbo-ácida são suscetíveis a subcarga e sobrecarga, o que significa que você precisa entender a capacidade da bateria e garantir que ela carregue com capacidade total o tempo todo.
Você também deve garantir que a bateria não descarregue abaixo dos níveis críticos. Sobrecarga e subcarga reduzem a capacidade da bateria e sua vida útil é reduzida significativamente.
Se você se preocupa com sua bateria VRLA, entenda sua capacidade e invista em um voltímetro ou outra ferramenta de medição para medir a tensão em intervalos regulares quando a bateria estiver carregando e para quando estiver em uso.
2. Use o carregador certo o tempo todo
Além de monitorar os níveis de carga, é imperativo garantir que você use o carregador correto para carregar suas baterias seladas vrla.
Um bom carregador VRLA deve ter temperatura e voltagem reguladas para evitar sobrecarregar e destruir as placas da bateria.
3. Armazene a bateria em boas condições
As baterias VRLA são culpadas de autodescarga e, se você não as armazenar com cuidado, o ciclo de vida delas pode acabar sendo reduzido.
Imediatamente após o uso, essas baterias geralmente ficam muito quentes e, se você não as armazenar em uma sala bem ventilada, o processo de autodescarga será rápido.
É aconselhável manter as baterias VRLA em um ambiente fresco, seco e bem ventilado, longe das intempéries.
Leia também: Baterias estacionárias para energia solar off-grid
As baterias não devem estar perto de chamas abertas, pois podem facilmente pegar fogo e explodir, causando acidentes.
Se você armazenar a bateria por muito tempo, é uma boa prática fazer leituras de tensão mensalmente e aumentar a carga de acordo.
Armazenar a bateria por muito tempo vai descarregá-la e se você usá-la nesse estado, você corre o risco de estragar as placas da bateria. As baterias não devem ser armazenadas sem uso por mais de 6 meses.
4. Mantenha os terminais limpos
Após o carregamento ou o uso, certifique-se de limpar os terminais da bateria para se livrar de qualquer resíduo na superfície dos terminais.
Resíduos na superfície dos terminais da bateria reduzem a eficiência das baterias e sua capacidade não está totalmente em uso.
5. Manter a manutenção em dia
Embora o fato de ser livre de manutenção ainda não seja 100% real, é verdade que baterias VRLA não requer manutenção constante, apenas a verificação dos parâmetros reload e discharge. São baterias ideais para carregamento constante.
No que diz respeito à sua montagem, pode ser aplicado em qualquer orientação e sua grande capacidade de armazenamento a um custo menor em comparação com outras tecnologias a torna um produto ideal para grandes projetos e soluções com alto padrão de qualidade.
As baterias de chumbo-ácida seladas continuam a provar ser uma opção eficaz de armazenamento e distribuição de energia para projetos que incluem regulação de frequência, eletricidade gerada por energia eólica e solar e redes de energia locais.
Cuide bem de sua bateria VRLA, e ela será útil por muitos anos. Use nossas dicas profissionais para proteger seu investimento e aproveitá-lo ao máximo, ou entre em contato se tiver alguma dúvida pelo nosso WhatsApp.
Aproveite também para conhecer as nossas linhas de produtos com alta qualidade e preço baixo!