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3 lições tiradas da última carta de Jeff Bezos para você aplicar no seu negócio


Jeff Bezos, fundador da Amazon, divulgou na última quinta-feira (15) sua última carta aos acionistas como CEO da empresa.

Em fevereiro, ele anunciou que deixaria o cargo. O atual presidente da Amazon Web Services, Andy Jassy, será seu sucessor.

Nas últimas duas décadas, essas cartas se tornaram uma fonte incomparável de insights sobre como gerar valor a todas as partes interessadas da empresa, principalmente o cliente.

No texto, o CEO mostrou com muita clareza quanto foi gerado de valor para cada parte interessada, que somados dão um total de USD 301 bilhões.

O foco de Jeff bezos como presidente do conselho será de gerar ainda mais valor para os funcionários da empresa, que quer alcançar a primeiro lugar no ranking de “melhor empregador do mundo” e “lugar mais seguro para trabalhar”, sem claro, perder o foco em ser a empresa mais centrada no cliente do mundo.

Separamos 3 lições que líderes e empresários podem aprender com a carta de Jeff Bezos.

1.Crie mais do que você consome

Se você quiser ser bem-sucedido nos negócios (na vida, na verdade!), você precisa criar mais do que você consome. Seu objetivo deve ser criar valor para todo mundo que interage com você.

Todos negócios que não geram valor para aqueles com quem interagem, mesmo parecendo ser bem-sucedidos, não terão vida longa.

2. Diferenciação é sobrevivência e o universo quer que você seja normal

Todos nós sabemos que diferenciação e originalidade são coisas valiosas. Sempre nos disseram: “seja você mesmo”. 

O que eu peço que você faça é que abrace essa causa e seja realista sobre quanta energia é necessária para manter essa diferenciação. O mundo te pressiona para ser normal. Não deixe isso acontecer.

Você paga um preço por ser diferente, mas vale a pena. Alguns vendem a ideia de que quando você é você mesmo, todo o seu sofrimento acaba, mas a realidade não é assim. Ser você mesmo vale a pena, mas não espere que seja fácil.

3. A filosofia Day One

Uma das filosofias de Jeff Bezos é a do “Day One”. A ideia foi apresentada na carta de 1997 para os acionistas.

A cultura que mantém até hoje em sua organização, que busca tratar o negócio como se fosse o primeiro dia. Com o carinho, atenção e entusiasmo.

E é categórico quando descreve como seria o Day 2: Um declínio doloroso e excruciante seguido pela morte. E por isso, em sua organização sempre será o “Day 1”. 

Foi quando Bezos introduziu o conceito de Dia 1 e Dia 2, explicando que o segundo será quase o fim. Por isso, o desafio era a companhia manter o clima de primeiro dia permanente.

O dia 2 é estase. Seguido pela irrelevância. Seguido por declínio excruciante e doloroso. Seguido pela morte. E é por isso que é sempre o dia 1.

Quanto a Amazon gerou de valor para seus acionistas em 2020:

Acionistas: US$ 21 bilhões

Colaboradores: US$ 91 bilhões

Vendedores 3P: US$ 25 bilhões

Clientes: US$ 164 bilhões Total: US$ 301bilhões

Confira a carta do CEO da Amazon na íntegra:

Na carta da Amazon aos acionistas de 1997, nossa primeira, falei sobre nossa esperança de criar uma “franquia duradoura”, que reinventaria o que significa servir os clientes ao desbloquear o poder da Internet. Observei que a Amazon havia crescido de 158 funcionários para 614, e que ultrapassamos 1,5 milhão de contas de clientes. Tínhamos acabado de abrir o capital a um preço de ação ajustado por desdobramento de $ 1,50 por ação. Eu escrevi que era o primeiro dia.

Percorremos um longo caminho desde então e estamos trabalhando mais do que nunca para atender e encantar os clientes. No ano passado, contratamos 500.000 funcionários e agora empregamos diretamente 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo.

Temos mais de 200 milhões de membros Prime em todo o mundo. Mais de 1,9 milhão de pequenas e médias empresas vendem em nossa loja e representam cerca de 60% de nossas vendas no varejo.

Os clientes conectaram mais de 100 milhões de dispositivos domésticos inteligentes à Alexa. A Amazon Web Services atende a milhões de clientes e terminou 2020 com uma taxa de execução anual de US$ 50 bilhões.

Em 1997, não havíamos inventado o Prime, Marketplace, Alexa ou AWS. Eles nem eram ideias então, e nenhuma foi predeterminada. Corremos grandes riscos com cada um e colocamos suor e engenhosidade em cada um.

Ao longo do caminho, criamos US$ 1,6 trilhão em riqueza para os acionistas. Quem são eles? Sua cadeira é uma, e minhas ações na Amazon me tornaram rico. Porém, mais de 7/8 das ações, representando US$ 1,4 trilhão de criação de riqueza, pertencem a terceiros. Quem são eles? Eles são fundos de pensão, universidades e 401 (k) s, e são Mary e Larry, que me enviaram esta nota do nada quando eu estava sentado para escrever esta carta aos acionistas: ou abordado com histórias semelhantes o tempo todo.

Conheço pessoas que usaram o dinheiro da Amazon para a faculdade, para emergências, para casas, para férias, para começar seu próprio negócio, para caridade – e a lista continua. Tenho orgulho da riqueza que criamos para os acionistas. É significativo e melhora suas vidas. Mas também sei de outra coisa: não é a maior parte do valor que criamos.

Crie mais do que você consome

Se você quer ter sucesso nos negócios (na vida, na verdade), precisa criar mais do que consome. Seu objetivo deve ser criar valor para todos com quem você interage. Qualquer negócio que não crie valor para aqueles que toca, mesmo que pareça bem-sucedido superficialmente, não dura muito neste mundo. É o caminho da saída.

Lembre-se de que os preços das ações não são sobre o passado. Eles são uma previsão de fluxos de caixa futuros descontados de volta ao presente. O mercado de ações antecipa. Vou mudar de assunto por um momento e falar sobre o passado. Quanto valor criamos para os acionistas em 2020? Esta é uma pergunta relativamente fácil de responder porque os sistemas de contabilidade são configurados para respondê-la.

Nosso lucro líquido em 2020 foi de US$ 21,3 bilhões. Se, em vez de ser uma empresa de capital aberto com milhares de proprietários, a Amazon fosse uma empresa unipessoal com um único proprietário, esse seria o quanto o proprietário teria ganhado em 2020.

E quanto aos funcionários? Essa também é uma questão de criação de valor razoavelmente fácil de responder, porque podemos olhar para as despesas de compensação. O que é uma despesa para uma empresa é receita para os funcionários. Em 2020, os funcionários ganharam US$ 80 bilhões, mais outros US$ 11 bilhões para incluir benefícios e vários impostos sobre a folha de pagamento, em um total de US$ 91 bilhões.

E quanto a vendedores terceirizados? Temos uma equipe interna (a equipe Selling Partner Services) que trabalha para responder a essa pergunta. Eles estimam que, em 2020, os lucros de terceiros com vendas na Amazon ficaram entre US$ 25 bilhões e US$ 39 bilhões e, para ser conservador, vou com US$ 25 bilhões.

Para os clientes, temos que dividir em clientes consumidores e clientes AWS.

Faremos os consumidores primeiro. Oferecemos preços baixos, ampla seleção e entrega rápida, mas imagine que ignoramos tudo isso para o propósito desta estimativa e valorizamos apenas uma coisa: economizamos o tempo dos clientes.

Os clientes concluem 28% das compras na Amazon em três minutos ou menos, e metade de todas as compras são concluídas em menos de 15 minutos. Compare isso com a típica viagem de compras a uma loja física – dirigindo, estacionando, procurando nos corredores da loja, esperando na fila do caixa, encontrando seu carro e dirigindo para casa. A pesquisa sugere que a viagem típica à loja física leva cerca de uma hora. Se você presumir que uma compra típica da Amazon leva 15 minutos e que economiza algumas idas a uma loja física por semana, economiza mais de 75 horas por ano. Isso é importante. Estamos todos ocupados no início do século 21.

Para que possamos obter um valor em dólares, vamos avaliar a economia de tempo em US$ 10 por hora, o que é conservador. Setenta e cinco horas multiplicadas por US$ 10 por hora e subtraindo o custo do Prime dá a você a criação de valor para cada membro Prime de cerca de $ 630. Temos 200 milhões de membros Prime, para um total em 2020 de $ 126 bilhões de criação de valor.

É um desafio estimar a AWS porque a carga de trabalho de cada cliente é muito diferente, mas faremos isso de qualquer maneira, reconhecendo de antemão que as barras de erro são altas.

As melhorias diretas de custo de operação na nuvem versus local variam, mas uma estimativa razoável é de 30%. Em toda a receita da AWS em 2020 de $ 45 bilhões, esses 30% implicariam na criação de valor para o cliente de $ 19 bilhões (o que teria custado $ 64 bilhões em seu próprio custo $ 45 bilhões da AWS).

A parte difícil desse exercício de estimativa é que a redução de custo direto é a menor parte do benefício para o cliente de mudar para a nuvem. O maior benefício é a maior velocidade de desenvolvimento de software – algo que pode melhorar significativamente a competitividade e receita do cliente. Não temos uma maneira razoável de estimar essa parte do valor para o cliente, exceto dizer que é quase certo que é maior do que a economia de custos diretos. Para ser conservador aqui (e lembrando que estamos apenas tentando obter estimativas aproximadas), direi que é a mesma coisa e chamaria a criação de valor para o cliente da AWS de $ 38 bilhões em 2020.

Adicionar a AWS e o consumidor juntos nos dá criação de valor total para o cliente em 2020 de US$ 164 bilhões.

Resumindo:

Acionistas $ 21B

Funcionários $ 91B

3P Vendedores $ 25B

Clientes $ 164B

Total $ 301B

Se cada grupo tivesse uma declaração de renda representando suas interações com a Amazon, os números acima seriam os “resultados financeiros” dessas declarações de renda. Esses números são parte do motivo pelo qual as pessoas trabalham para nós, por que os vendedores vendem por nosso intermédio e por que os clientes compram de nós. Nós criamos valor para eles. E essa criação de valor não é um jogo de soma zero. Não se trata apenas de mover dinheiro de um bolso para outro. Desenhe a caixa ao redor de toda a sociedade e você descobrirá que a invenção é a raiz de toda criação de valor real. E o valor criado é mais bem pensado como uma métrica para inovação.

Claro, nosso relacionamento com esses constituintes e o valor que criamos não é exclusivamente em dólares e centavos. O dinheiro não conta toda a história. Nosso relacionamento com os acionistas, por exemplo, é relativamente simples. Eles investem e mantêm ações pelo período de sua escolha. Fornecemos orientação aos acionistas com pouca frequência sobre assuntos como assembleias anuais e o processo correto para votar suas ações. E mesmo assim eles podem ignorar essas instruções e simplesmente pular a votação.

Nosso relacionamento com os colaboradores é um exemplo bem diferente. Temos processos que eles seguem e padrões que atendem. Exigimos treinamento e várias certificações. Os funcionários devem comparecer em horários marcados. Nossas interações com os funcionários são muitas e refinadas. Não se trata apenas do pagamento e dos benefícios. É sobre todos os outros aspectos detalhados do relacionamento também.

O seu presidente se consola com o resultado da recente votação do sindicato em Bessemer? Não, ele não quer. Acho que precisamos fazer um trabalho melhor para nossos funcionários. Embora os resultados da votação tenham sido desequilibrados e nosso relacionamento direto com os funcionários seja forte, está claro para mim que precisamos de uma visão melhor de como criamos valor para os funcionários – uma visão para seu sucesso.

Se você ler algumas das notícias, pode pensar que não nos importamos com os funcionários. Nesses relatórios, nossos funcionários às vezes são acusados ​​de serem almas desesperadas e tratados como robôs. Não é exatamente isso. Eles são pessoas sofisticadas e atenciosas que têm opções de onde trabalhar. Quando pesquisamos funcionários de centros de distribuição, 94% dizem que recomendariam a Amazon a um amigo como um lugar para trabalhar.

Os funcionários podem fazer pausas informais durante seus turnos para se alongar, pegar água, usar o banheiro ou conversar com um gerente, tudo sem afetar seu desempenho. Essas pausas informais para o trabalho são adicionais aos 30 minutos para almoço e 30 minutos de intervalo integrados à sua programação normal.

Não definimos metas de desempenho irracionais. Definimos metas de desempenho alcançáveis ​​que levam em consideração a estabilidade e os dados reais de desempenho dos funcionários. O desempenho é avaliado por um longo período de tempo, pois sabemos que uma variedade de coisas pode afetar o desempenho em qualquer semana, dia ou hora. Se os funcionários estão a caminho de perder uma meta de desempenho ao longo de um período de tempo, seu gerente conversa com eles e fornece orientação.

O treinamento também se estende aos funcionários que se destacam e estão alinhados para assumir responsabilidades acrescidas. Na verdade, 82% do treinamento é positivo, oferecido aos funcionários que atendem ou superam as expectativas. Desligamos menos de 2,6% dos funcionários devido à incapacidade de realizar suas funções (e esse número era ainda menor em 2020 devido aos impactos operacionais do COVID-19).

Melhor Empregador da Terra e Local de Trabalho Mais Seguro da Terra

O fato é que a grande equipe de milhares de pessoas que lideram as operações na Amazon sempre se preocupou profundamente com nossos funcionários horistas e temos orgulho do ambiente de trabalho que criamos. Também temos orgulho do fato de que a Amazon é uma empresa que faz mais do que apenas criar empregos para cientistas da computação e pessoas com pós-graduação. Criamos empregos para pessoas que nunca tiveram essa vantagem.

Apesar do que conquistamos, está claro para mim que precisamos de uma visão melhor para o sucesso de nossos funcionários. Sempre quisemos ser a empresa mais centrada no cliente da Terra. Não vamos mudar isso. É o que nos trouxe aqui. Mas estou nos comprometendo com um acréscimo. Vamos ser o melhor empregador da Terra e o lugar mais seguro para trabalhar da Terra.

Em minha próxima função como Presidente Executivo, vou me concentrar em novas iniciativas. Eu sou um inventor. É o que mais gosto e o que faço de melhor. É onde eu crio mais valor. Estou animado para trabalhar ao lado da grande equipe de pessoas apaixonadas que temos em Operações e ajudar a inventar nesta arena de Melhor Empregador da Terra e Local de Trabalho Mais Seguro da Terra. Nos detalhes, nós da Amazon somos sempre flexíveis, mas em questões de visão somos teimosos e implacáveis. Nunca falhamos quando colocamos nossas mentes em algo, e também não vamos falhar nisso.

Nós nos aprofundamos nas questões de segurança. Por exemplo, cerca de 40% dos acidentes de trabalho na Amazon estão relacionados a distúrbios musculoesqueléticos (MSDs), coisas como entorses ou distensões que podem ser causadas por movimentos repetitivos. MSDs são comuns no tipo de trabalho que fazemos e são mais prováveis ​​de ocorrer durante os primeiros seis meses de um funcionário. Precisamos inventar soluções para reduzir MSDs para novos funcionários, muitos dos quais podem estar trabalhando em uma função física pela primeira vez.

Um desses programas é o WorkingWell – que lançamos para 859.000 funcionários em 350 locais na América do Norte e Europa em 2020 – onde treinamos pequenos grupos de funcionários sobre mecânica corporal, bem-estar pró-ativo e segurança. Além de reduzir os acidentes de trabalho, esses conceitos têm um impacto positivo nas atividades normais do dia-a-dia fora do trabalho.

Estamos desenvolvendo novos cronogramas de pessoal automatizados que usam algoritmos sofisticados para alternar os funcionários entre as tarefas que usam diferentes grupos de músculo-tendão para diminuir o movimento repetitivo e ajudar a proteger os funcionários dos riscos de MSD. Essa nova tecnologia é fundamental para um programa de rotação de empregos que estamos lançando ao longo de 2021.

Nossa maior atenção à prevenção precoce de MSD já está alcançando resultados. De 2019 a 2020, os MSDs gerais diminuíram 32%, e os MSDs que resultam em afastamento do trabalho diminuíram em mais da metade.

Empregamos 6.200 profissionais de segurança na Amazon. Eles usam a ciência da segurança para resolver problemas complexos e estabelecer novas práticas recomendadas do setor. Em 2021, investiremos mais de US$ 300 milhões em projetos de segurança, incluindo US$ 66 milhões iniciais para criar tecnologia que ajudará a prevenir colisões de empilhadeiras e outros tipos de veículos industriais.

Quando lideramos, outros o seguem. Dois anos e meio atrás, quando estabelecemos um salário mínimo de US$ 15 para nossos funcionários horistas, fizemos isso porque queríamos liderar com os salários – não apenas correr com o pacote – e porque acreditávamos que era a coisa certa a fazer. Um artigo recente de economistas da University of California-Berkeley e da Brandeis University analisou o impacto de nossa decisão de aumentar nosso salário mínimo inicial para US$ 15 por hora. A avaliação deles reflete o que ouvimos dos funcionários, suas famílias e as comunidades em que vivem.

Nosso aumento no salário inicial impulsionou as economias locais em todo o país, beneficiando não apenas nossos próprios funcionários, mas também outros trabalhadores da mesma comunidade. O estudo mostrou que nosso aumento salarial resultou em um aumento de 4,7% no salário médio por hora entre outros empregadores do mesmo mercado de trabalho.

E não terminamos de liderar. Se quisermos ser o Melhor Empregador da Terra, não devemos nos contentar com 94% dos funcionários dizendo que recomendariam a Amazon a um amigo como um lugar para trabalhar. Temos que ter como meta 100%. E faremos isso continuando a liderar em salários, benefícios, oportunidades de qualificação e de outras maneiras que descobriremos com o tempo.

Se algum acionista estiver preocupado que o Melhor Empregador da Terra e o Local de Trabalho Mais Seguro da Terra possam diluir nosso foco na Empresa Mais Centrada no Cliente da Terra, deixe-me acalmá-lo. Pense desta maneira. Se pudermos operar duas empresas tão diferentes como comércio eletrônico de consumo e AWS, e fazer ambos no nível mais alto, certamente podemos fazer o mesmo com essas duas declarações de visão. Na verdade, estou confiante de que eles irão se reforçar mutuamente.

O Compromisso do Clima

Em um rascunho anterior desta carta, comecei esta seção com argumentos e exemplos projetados para demonstrar que a mudança climática induzida pelo homem é real. Mas, francamente, acho que podemos parar de dizer isso. Você não precisa dizer que a fotossíntese é real, ou argumentar que a gravidade é real, ou que a água ferve a 100 graus Celsius ao nível do mar. Essas coisas são simplesmente verdadeiras, assim como a realidade das mudanças climáticas.

Não muito tempo atrás, a maioria das pessoas acreditava que seria bom lidar com a mudança climática, mas também pensaram que custaria muito e ameaçaria empregos, competitividade e crescimento econômico. Agora sabemos mais. Uma ação inteligente em relação às mudanças climáticas não apenas impedirá que coisas ruins aconteçam, mas também tornará nossa economia mais eficiente, ajudará a impulsionar a mudança tecnológica e reduzirá os riscos.

Combinados, esses fatores podem levar a mais e melhores empregos, crianças mais saudáveis ​​e felizes, trabalhadores mais produtivos e um futuro mais próspero. Isso não significa que será fácil. Não vai ser. A próxima década será decisiva. A economia em 2030 precisará ser muito diferente do que é hoje, e a Amazon planeja estar no centro da mudança. Lançamos o The Climate Pledge junto com o Global Optimism em setembro de 2019 porque queríamos ajudar a impulsionar essa revolução positiva. Precisamos fazer parte de uma equipe crescente de empresas que entendem os imperativos e as oportunidades do século 21.

Agora, menos de dois anos depois, 53 empresas que representam quase todos os setores da economia assinaram o The Climate Pledge. Signatários como Best Buy, IBM, Infosys, Mercedes-Benz, Microsoft, Siemens e Verizon se comprometeram a atingir zero carbono líquido em seus negócios em todo o mundo até 2040, 10 anos antes do Acordo de Paris. O Compromisso também exige que eles meçam e relatem as emissões de gases de efeito estufa regularmente; implementar estratégias de descarbonização por meio de mudanças e inovações comerciais reais; e neutralizar quaisquer emissões remanescentes com compensações adicionais, quantificáveis, reais, permanentes e socialmente benéficas. Compensações confiáveis ​​e de qualidade são preciosas e devemos reservá-las para compensar as atividades econômicas onde não existem alternativas de baixo carbono.

Os signatários do Climate Pledge estão assumindo compromissos significativos, tangíveis e ambiciosos. O Uber tem o objetivo de operar como uma plataforma de emissão zero no Canadá, Europa e EUA até 2030, e a Henkel planeja fornecer 100% da eletricidade que usa para a produção de fontes renováveis. A Amazon está progredindo em direção à nossa meta de energia 100% renovável até 2025, cinco anos antes de nossa meta inicial para 2030. A Amazon é a maior compradora corporativa de energia renovável do mundo. Temos 62 projetos eólicos e solares em escala de utilidade e 125 telhados solares em centros de atendimento e classificação em todo o mundo. Esses projetos têm capacidade para gerar mais de 6,9 ​​gigawatts e entregar mais de 20 milhões de megawatts-hora de energia anualmente.

O transporte é um componente importante das operações de negócios da Amazon e a parte mais difícil de nosso plano para atingir o nível zero de carbono até 2040. Para ajudar a acelerar rapidamente o mercado de tecnologia de veículos elétricos e para ajudar a transição de todas as empresas para tecnologias mais verdes, investimos mais do que $ 1 bilhão em Rivian – e encomendou 100.000 vans de entrega elétrica da empresa. Também fizemos parceria com a Mahindra na Índia e a Mercedes-Benz na Europa. Esses veículos de entrega elétricos personalizados da Rivian já estão operacionais e eles pegaram a estrada pela primeira vez em Los Angeles em fevereiro passado. Dez mil novos veículos estarão nas estradas já no próximo ano, e todos os 100.000 veículos estarão nas estradas até 2030 – economizando milhões de toneladas métricas de carbono. Um grande motivo pelo qual queremos que as empresas ingressem no The Climate Pledge é sinalizar ao mercado que as empresas devem começar a inventar e desenvolver novas tecnologias de que os signatários precisam para cumprir o Compromisso. Nossa compra de 100.000 vans elétricas Rivian é um exemplo perfeito.

Para acelerar ainda mais o investimento em novas tecnologias necessárias para construir uma economia de carbono zero, apresentamos o Climate Pledge Fund em junho passado. O programa de investimentos começou com US$ 2 bilhões para investir em empresas visionárias que visam facilitar a transição para uma economia de baixo carbono. A Amazon já anunciou investimentos em CarbonCure Technologies, Pachama, Redwood Materials, Rivian, Turntide Technologies, ZeroAvia e Infinium – e essas são apenas algumas das empresas inovadoras que esperamos construirão a economia de carbono zero do futuro.

Também aloquei pessoalmente US$ 10 bilhões para fornecer subsídios para ajudar a catalisar a mudança sistêmica de que precisaremos na próxima década. Estaremos apoiando cientistas, ativistas, ONGs, organizações de justiça ambiental e outros que trabalham para combater as mudanças climáticas e proteger o mundo natural. No final do ano passado, fiz minha primeira rodada de doações para 16 organizações que trabalham em soluções inovadoras e de movimentação de agulhas. Vai levar a ação coletiva de grandes empresas, pequenas empresas, estados-nação, organizações globais e indivíduos, e estou animado por fazer parte desta jornada e otimista de que a humanidade pode se unir para resolver este desafio.

Diferenciação é sobrevivência e o universo quer que você seja típico

Esta é minha última carta anual aos acionistas como CEO da Amazon, e tenho uma última coisa de extrema importância que me sinto obrigada a ensinar. Espero que todos os amazonenses levem isso a sério.

Aqui está uma passagem do livro (extraordinário) de Richard Dawkins, The Blind Watchmaker. É sobre um fato básico da biologia.

“Protelar a morte é uma coisa que você tem que trabalhar. Abandonado a si mesmo – e assim é quando morre – o corpo tende a voltar a um estado de equilíbrio com o meio ambiente. Se você medir alguma quantidade, como a temperatura, a acidez, o conteúdo de água ou o potencial elétrico em um corpo vivo, normalmente descobrirá que é marcadamente diferente da medida correspondente nas redondezas. Nossos corpos, por exemplo, costumam ser mais quentes que o ambiente e, em climas frios, eles precisam trabalhar muito para manter o diferencial. Quando morremos, o trabalho para, o diferencial de temperatura começa a desaparecer e acabamos na mesma temperatura do ambiente. Nem todos os animais trabalham tanto para evitar o equilíbrio com a temperatura ambiente, mas todos os animais fazem algum trabalho semelhante. Por exemplo, em um país seco, animais e plantas trabalham para manter o conteúdo fluido de suas células, trabalham contra a tendência natural de a água fluir delas para o mundo externo seco. Se eles falharem, eles morrem. De maneira mais geral, se os seres vivos não funcionassem ativamente para evitá-lo, eles acabariam por se fundir com o ambiente e deixar de existir como seres autônomos. Isso é o que acontece quando eles morrem. ”

Embora a passagem não pretenda ser uma metáfora, ela é fantástica e muito relevante para a Amazon. Eu diria que é relevante para todas as empresas e todas as instituições e para cada uma de nossas vidas individuais também. De que forma o mundo o atrai na tentativa de torná-lo normal? Quanto trabalho é necessário para manter sua distinção? Para manter viva a coisa ou as coisas que o tornam especial?

Eu conheço um casal feliz que tem uma piada recorrente em seu relacionamento. Não raro, o marido olha para a esposa com falsa angústia e diz a ela: “Você não pode simplesmente ser normal?” Os dois sorriem e riem e, claro, a verdade profunda é que a distinção dela é algo que ele ama nela. Mas, ao mesmo tempo, também é verdade que as coisas muitas vezes seriam mais fáceis – consomem menos energia – se fôssemos um pouco mais normais.

Este fenômeno ocorre em todos os níveis da escala. As democracias não são normais. A tirania é a norma histórica. Se parássemos de fazer todo o trabalho árduo contínuo necessário para manter nossa distinção a esse respeito, rapidamente entraríamos em equilíbrio com a tirania.

Todos nós sabemos que a distinção – originalidade – é valiosa. Todos nós somos ensinados a “ser você mesmo”. O que realmente estou pedindo que você faça é abraçar e ser realista sobre quanta energia é necessária para manter essa distinção. O mundo quer que você seja típico – de mil maneiras, isso puxa você. Não deixe isso acontecer.

Você tem que pagar um preço por sua distinção e vale a pena. A versão do conto de fadas de “seja você mesmo” é que toda a dor para assim que você permite que sua distinção brilhe. Essa versão é enganosa. Ser você mesmo vale a pena, mas não espere que seja fácil ou gratuito. Você terá que colocar energia continuamente.

O mundo sempre tentará tornar a Amazon mais típica – nos colocar em equilíbrio com nosso meio ambiente. Exigirá um esforço contínuo, mas podemos e devemos ser melhores do que isso.

* * *

Como sempre, anexo nossa carta de acionistas de 1997. Ela se concluiu da seguinte maneira: “Nós da Amazon.com somos gratos aos nossos clientes por seus negócios e confiança, uns aos outros por nosso trabalho árduo e aos nossos acionistas por seu apoio e incentivo.” Isso não mudou nada. Quero agradecer especialmente a Andy Jassy por concordar em assumir a função de CEO. É um trabalho árduo com muita responsabilidade. Andy é brilhante e possui os mais altos padrões. Garanto a você que Andy não deixará que o universo nos torne típicos. Ele vai reunir a energia necessária para manter vivo em nós o que nos torna especiais. Isso não será fácil, mas é fundamental. Também prevejo que será satisfatório e, muitas vezes, divertido. Obrigado, Andy.

Para todos vocês: sejam gentis, sejam originais, crie mais do que você consome, e nunca, nunca, nunca deixe o universo suavizar você nos seus ambientes. Continua sendo o Dia 1.

Sinceramente,

Aos nossos acionistas:

Jeffrey P. Bezos
Fundador e CEO
Amazon.com, Inc.

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