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Cientistas recebem Nobel de química pelo desenvolvimento de bateria de lítio
O prêmio Nobel de química foi concedido a três cientistas pelo desenvolvimento da bateria de lítio. John B Goodenough, da Universidade do Texas em Austin, M Stanley Whittingham, da Binghamton University, e Akira Yoshino, da Meijo University, dividirão o prêmio de R$ 3,7 milhões.
O anúncio foi feito em Estocolmo, na Suécia, pela Real Academia de Ciências. A informação foi dada pelo secretário geral da academia, Goran Hansson.
Aos 97 anos, Goodenough é o ganhador mais antigo a receber um prêmio Nobel em qualquer disciplina. Já Whittingham é o segundo pesquisador britânico a ganhar um Nobel de Ciências este ano.
As baterias de íon de lítio são recomendadas para o prêmio há muito tempo, até porque se mostraram fundamentais no desenvolvimento do mundo de alta tecnologia em que vivemos.
“Eles lançaram as bases de uma sociedade sem fio, sem combustíveis fósseis, e são de grande benefício para a humanidade”, disse a academia.
Muito mais leve e compacta do que os tipos anteriores de bateria recarregável, sendo capaz de manter sua carga por mais tempo, as baterias de lítio são encontradas em tudo, desde telefones celulares, laptops, carros elétricos, sistema fotovoltaico, entre outros.
“As baterias [de carros elétricos] não pesam mais duas toneladas, mas 300 kg”, disse a professora Sara Snogerup Linse, membra do comitê do Nobel de química. “A capacidade de armazenar energia de fontes renováveis, o sol, o vento, se abre para o consumo sustentável de energia”, acrescentou.
Quando perguntado como foi receber a ligação, Yoshino simplesmente disse: “Surpreendente, surpreendente”.
Em uma entrevista à Revista Times no início deste ano, Goodenough disse que não havia apreciado o impacto que seu trabalho teria.
“Na época em que desenvolvemos a bateria, era apenas algo a fazer”, disse ele. “Eu não sabia o que os engenheiros elétricos fariam com a bateria. Eu realmente não previa celulares, filmadoras e tudo mais”.
Na semana do anúncio do Nobel de química, John Goodenough também recebeu a prestigiosa medalha de Copley na Royal Society em Londres como reconhecimento por suas contribuições excepcionais a ciência e tecnologia, incluindo sua descoberta que levou a baterias de lítio.
Goodenough, que dormiu com o anúncio do prêmio Nobel, soube da sua vitória por meio de uma colega cientista, a professora Maria Helena Braga, da Universidade do Porto, que também estava hospedada no Royal Society para o jantar Copley.
Ela entrou no quarto dele, exclamando: “Acorde, acorde, você ganhou o prêmio Nobel”. Ela disse: “Eu tive que mostrá-lo no meu telefone cerca de 20 vezes antes que ele acreditasse em mim”.
Na tarde de quarta-feira, depois de ter digerido a notícia, Goodenough apareceu em uma coletiva de imprensa e disse que, embora o Nobel não fosse algo que ele buscava ou esperava, ele estava “muito feliz”. “A vida é cheia de surpresas”, disse ele, brincando que na idade dele o prêmio “não faz muita diferença”.
Goodenough, que ainda trabalha no laboratório todos os dias, disse que não se arrepende de não ter feito uma fortuna com uma descoberta que alimentou a revolução da eletrônica portátil. “Eu realmente não me importo muito com o dinheiro”, disse ele.
Ele acrescentou que espera que a tecnologia continue evoluindo para tornar os carros elétricos mais viáveis. “Precisamos encontrar uma maneira de nos emancipar da dependência da queima de combustíveis fósseis”, comenta.
O professor Mark Miodownik, especialista em materiais da University College London, disse que é certo que as baterias de lítio sejam comemoradas. “Eles são uma das peças mais influentes da ciência dos materiais que influenciam a vida moderna de todos no planeta”, ressalta.
Enquanto as baterias recarregáveis existiam na década de 1970, elas tinham desvantagens, principalmente na quantidade de energia que podiam armazenar. O lítio poderia ser uma resposta, pois é um metal muito leve. No entanto, a reatividade do lítio também dificultava o uso.
Na década de 1970, Stanley Whittingham enfrentou o problema ao procurar desenvolver abordagens para energia livre na crise do petróleo. Seu dispositivo, a primeira bateria funcional de lítio, usava metal de lítio no ânodo e íons de lítio enfiados no dissulfeto de titânio do cátodo. Infelizmente, quando a bateria foi recarregada repetidamente, correu o risco de explodir. Para melhorar a segurança, a Whittingham combinou lítio metálico com alumínio no ânodo.
Goodenough substituiu o dissulfeto de titânio no cátodo por óxido de cobalto – uma abordagem que dobrou a tensão produzida.
Yoshino usou o cátodo desenvolvido por Goodenough para criar a primeira bateria comercialmente viável de íons de lítio em 1985, com o ânodo em sua bateria composto de íons de lítio e elétrons alojados em um material de carbono chamado coque de petróleo. Isso tornou a bateria muito mais segura do que aquelas que usam metal de lítio.
O resultado foi uma bateria leve e compacta que poderia ser recarregada muitas e muitas vezes – a base da tecnologia moderna. A bateria continua a ser desenvolvida, principalmente para melhorar seu impacto ambiental.
A professora Carol Robinson, presidente da Sociedade Real de Química , disse que a tecnologia das baterias continua sendo um campo empolgante.
“Não é o fim da jornada, já que o lítio é um recurso finito e muitos cientistas ao redor do mundo estão construindo as bases estabelecidas por esses três químicos brilhantes”, disse ela.
Fontes: The Guardian, EBC, Nobel Prize, Royal Society, BBC