Buscar no site
Como as baterias são recicladas?
Você já parou para imaginar que praticamente todo produto eletrônico utiliza algum tipo bateria? Seja no seu smartphone ou relógio, a bateria está inserida internamente para dar conta de todo o processo de funcionamento.
No entanto, todos sabemos que cada produto tem seu tempo de vida. O motivo pode ser variado, desde a simples troca por um modelo superior ou até mesmo a troca inesperada após o aparelho se quebrar.
No caso de smartphone, tablets e outros gadgets que utilizam baterias de íon de lítio, a bateria integrada a estrutura do dispositivo tem sua vida útil reduzida por conta da obsolescência programada, que é a decisão do fabricante, de forma proposital, em comercializar um produto de modo que se torne obsoleto ou deixe de funcionar corretamente em um tempo programado, forçando o consumidor a comprar um novo equipamento.
Independente do motivo, todos esses produtos serão descartados um dia. Alguns tomam o caminho correto e são enviados para o processo de reciclagem, outros nem tanto, sendo descartados de forma irresponsável em lixões, aterros sanitários, praias e florestas.
Baterias de lítio, reguladas por válvulas e pilhas possuem metais pesados com níquel, chumbo, zinco, cádmio e mercúrio que podem causar danos irreparáveis se descartados de forma irresponsável, prejudicando o meio ambiente e a água.
Por que a reciclagem é tão importante?
A reciclagem de baterias é um serviço de custo elevado, mas é um trabalho extremamente importante para diminuir a poluição do solo e degradação do meio ambiente.
O processo de reciclagem de baterias é organizado por etapas, mas cada tipo de bateria recebe um tratamento diferente durante o processo.
Portanto, a reciclagem começa com a classificação das baterias e separação delas. Como existe uma infinidade de bateiras no mercado, cada empresa atua com a reciclagem de determinada tecnologia.
Por exemplo, a empresa que recicla uma bateria de chumbo-ácida é diferente daquela que recicla a bateria de íon de lítio.
O processo de reciclagem começa na remoção do material combustível, como plásticos e isolantes. Partículas poluidoras criadas pelo processo de queima são eliminadas pelo purificador antes de serem liberadas na atmosfera.
As células são cortadas em pequenos pedaços e aquecidas até o metal se liquefazer e substâncias não-metálicas são queimadas.
As ligas assentam de acordo com o peso e são desnatadas enquanto ainda estão na forma líquida. O processo pode variar de acordo com a tecnologia da bateria.
Bateria chumbo-ácida
A bateria chumbo-ácida é quebrada em uma máquina e os pedaços são colocados em uma cuba, onde o chumbo e os materiais pesados caem para o fundo e o plástico flutua.
Neste ponto, os pedaços da caixa da bateria (Polipropileno, ABS) são retirados e os líquidos são removidos, restando somente o chumbo e os metais. Cada um dos materiais entra em um “fluxo” de reciclagem diferente.
Os pedaços da caixa são lavados, secos e enviados para um reciclador de plástico onde as peças são fundidas em um estado quase líquido. O plástico fundido é colocado dentro de uma máquina extrusora que produz pequenas pelotas de plástico de tamanho uniforme. Os pellets de plástico são colocados de volta na fabricação de caixas de bateria e o processo recomeça.
As partes de chumbo são limpas e aquecidas em fornos de fusão. O chumbo derretido é então despejado em moldes de lingote.
Depois de alguns minutos, as impurezas flutuam para o topo do chumbo ainda fundido nos moldes de lingote.
Essas impurezas são removidas e os lingotes são separados para esfriar.
Com os lingotes frios, o chumbo é removido dos moldes e enviados para os fabricantes de baterias, onde são refundidos e usados na produção de novas baterias.
Bateria de íon de lítio
Baterias de notebooks e smartphones são recicladas em um processo mecânico especializado com temperatura ambiente, a qual os componentes da bateria são separados em três produtos finais, que são:
1) concentrado de sal de cobalto e lítio
2) aço inoxidável
3) cobre, alumínio e plástico.
Ainda assim, todos esses produtos são colocados de volta no mercado para serem reutilizados em novos produtos.
Bateria de níquel-cádmio
Antes do processo de reciclagem, os plásticos são separados dos componentes metálicos. Os metais são reciclados por meio de um processo de recuperação de metais em alta temperatura.
A matéria-prima da bateria (níquel, ferro, manganês e cromo) se reportam ao banho de metal fundido no forno, depois se solidificam durante a operação de fundição.
Os metais de baixo ponto de fusão (zinco e cádmio) se separam durante a fusão. Portanto, os metais e plásticos são então devolvidos para serem reutilizados em novos produtos.
Baterias de lítio
O conteúdo das baterias é exposto usando um triturador ou um martelo de alta velocidade, dependendo do tamanho da bateria. Assim, o conteúdo é então submerso em água cáustica (básica e não ácida).
Esta solução cáustica neutraliza os eletrólitos e os metais ferrosos e não ferrosos são recuperados. A sucata limpa é vendida para recicladores de metal para compensar o custo de reciclagem destas baterias.
A solução é filtrada e o carbono é recuperado e pressionado em folhas úmidas de bolo de carbono. Alguma parte do carbono é reciclado com cobalto.
Em suma, o lítio na solução (hidróxido de lítio) é convertido em carbonato de lítio, um pó branco e fino. O que resulta é carbonato de lítio de grau técnico, que é usado para fazer metal de lingote de lítio e folha para baterias. Também fornece metal de lítio para revenda e para a fabricação de baterias de dióxido de enxofre.
Pilhas alcalinas
As pilhas alcalinas (AAA, AA, C, D, 9V) são todas recicláveis. O processo é realizado com separação mecânica em temperatura ambiente especializado para reciclar baterias alcalinas.
Os componentes da bateria alcalina são separados em três produtos finais. Esses itens são concentrados de zinco e manganês, aço e papel, plástico e latão.
Os produtos são colocados de volta no mercado para serem reutilizados em novos produtos para compensar a reciclagem.
Descarte responsável
A Sec Power, uma das principais importadoras de baterias chumbo-ácidas, alcalinas e íons de lítio, presta o suporte necessário para coleta de baterias objetivando a destinação final adequada conforme resolução n° 401 /08 do CONAMA.
Se você tem grande quantidade de baterias para descartar, entre em contato pelo e-mail descarte@secpower.com.br que iremos entrar em contato.
Entretanto, para descartar em pouca quantidade, acesse o site da eCycle e procure o local mais perto para realizar o descarte. https://www.ecycle.com.br/
Lembre-se que o descarte de baterias ou de outros produtos eletrônicos para reciclagem é extremamente importante. Não deixe de fazê-lo.