fbpx

Buscar no site

Conheça as 5 principais fontes de energia usadas no Brasil


Principais fontes de energia usadas no Brasil: explore as 5 opções mais eficientes e sustentáveis que impulsionam o país.

Tendo em vista que o Brasil é um dos maiores produtores de energia renovável no mundo e considerando a necessidade de investir em sustentabilidade para a preservação do planeta, decidimos reunir neste artigo as principais fontes de energia usadas no país.

Ao tomar conhecimento dos tipos de fontes de energia usadas no Brasil, é possível fazer melhores escolhas para o uso de energia em nossas casas e empresas, de modo a acompanhar o processo de desenvolvimento sustentável e econômico do nosso país.

Quais são as principais fontes de energia usadas no Brasil?

Em se tratando de produção de energia, o Brasil é referência mundial, além de ter a energia mais limpa, se comparada as 10 maiores potências econômicas do mundo.

É isso mesmo! O Brasil dá aula no quesito produção de energia sustentável. Vamos conferir agora quais as principais fontes de energia usadas no país. Veja!

Energia hidrelétrica

Segundo dados da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, 67% da energia produzida no país vêm das usinas hidrelétricas.

Na relação das dez maiores usinas do planeta, estão as usinas brasileiras de Itaipu Binacional, Belo Monte e Tucuruí.

A produção de energia através das usinas hidrelétricas ocorre a partir da construção de barragens em rios para represar a água e formar reservatórios.

Conduzidas por tubulações até a casa de força, essa água é transformada em energia elétrica mediante a pressão da água impulsionada pelas turbinas e geradores.

É preciso considerar que a construção de grandes usinas gera impactos negativos ao meio ambiente, logo o mercado das pequenas Centrais Hidrelétricas tende a crescer nos próximos anos, como forma de reduzir os impactos ambientais.

Energia termoelétrica

Em segundo lugar no percentual de consumo, a energia termoelétrica representou 18,8% da energia consumida no Brasil em janeiro deste ano.

Isso ocorreu por causa da escassez de chuva entre o final de 2020 até o início de 2021. Com essa realidade, a conta de luz sofreu aumento no decorrer do primeiro semestre do ano, visto que a energia termoelétrica é mais cara do que as hidrelétricas.

Leia também: carro elétrico: o futuro do transporte sustentável

Esse tipo de energia se dá pelo aquecimento de água com combustíveis derivados do petróleo, como o gás natural e o carvão.

Vale destacar que a energia termoelétrica não é uma fonte renovável, pois é obtida através de matéria finita, além de gerar bastante poluição ambiental, em razão da queima de combustíveis fósseis.

Energia eólica

A energia eólica no Brasil, por sua vez, é considerada 100% renovável e limpa, pois é obtida através da força do vento. Ela corresponde a 10,3% da matriz elétrica nacional.

Para gerar energia eólica, são construídos parques eólicos com turbinas que funcionam como um cata-vento. No entanto, nem sempre há vento suficiente para geração de energia e essa é uma desvantagem desse tipo de fonte de energia.

Energia nuclear

Quando falamos de Energia Nuclear, estamos nos referindo a cerca de 1% da matriz energética nacional, havendo apenas duas usinas nucleares em operação no Brasil (Angra 1 e Angra 2).

O processo de produção de energia nuclear ocorrer por meio de elementos radioativos, de modo especial o urânio que, ao ter o seu núcleo de átomo desintegrado, gera calor.

Esse calor aquece e transforma a água em vapor que movimenta as turbinas para a geração de energia.

Vale considerar que o Brasil vive um momento de expectativa para consolidar a energia nuclear no país, mediante a construção da usina de Angra 3 que pretende expandir a geração desse tipo de energia entre 8 a 10 GW até 2050.

Energia solar fotovoltaica

Por fim, temos a Energia Solar como uma fonte de energia renovável com alto potencial de crescimento no país.

Apesar da crise econômica gerada com a pandemia, a produção de energia solar no Brasil cresceu em 70% no ano de 2020.

O Brasil se encontra na 14ª posição do ranking dos países com maior capacidade de energia solar instalada, alcançando a marca de 10GW.

Gostou do conteúdo?

Leia também: o futuro da energia solar off-grid no Brasil

Para conhecer mais sobre as baterias estacionárias para energia solar off-grid, clique aqui para ler nosso artigo sobre o tema ou conheça nossa linha de baterias especiais para este tipo de aplicação.

Entre em contato com a Sec Power pelo WhatsApp e tire suas dúvidas sobre produtos ou solicite um orçamento.

Fonte da imagem: Flickr/Jonas de Carvalho

Cadastre-se na Newsletter

Receba todas as novidades da Sec Power

    Orçamento via WhatsApp