fbpx
BR EN ES

Buscar no site

Cientistas criam conceito de bateria quântica que nunca perde a carga


Uma equipe de cientistas das universidades de Alberta e Toronto desenvolveu um projeto conceito de uma bateria quântica que nunca perde a carga.

A bateria não foi desenvolvida, mas sim um estudo teórico que demonstra a possibilidade de produção. Apesar do esboço, os pesquisadores ainda não descobriram uma maneira de montá-la.

Se a ideia sair do papel, a bateria quântica será uma tecnologia revolucionária no segmento de armazenamento de energia.

Como funciona

 

“As baterias com as quais estamos mais familiarizados, como a bateria de íons de lítio que alimenta seu smartphone, baseiam-se em princípios eletroquímicos clássicos, enquanto as baterias quânticas dependem apenas da mecânica quântica”, descreve Gabriel Hanna, principal pesquisador do estudo.

Os pesquisadores descobriram que o modelo de bateria resultante deve ser “altamente robusto às perdas de energia”, devido ao fato de a bateria ser preparada dentro de um “estado escuro”, onde não pode trocar energia com o ambiente, seja na absorção ou liberação de fótons.

“A chave é preparar essa rede quântica no que é chamado de estado sombrio”, explicou Hanna. Enquanto no estado escuro, a rede não pode trocar energia com seu ambiente. Em essência, o sistema se torna imune a todas as influências ambientais. Isso significa que a bateria é altamente robusta às perdas de energia.

Usando esse modelo, os pesquisadores também sugeriram um método geral de descarregar a energia armazenada da bateria sob demanda, que envolve a quebra da simetria estrutural da rede de maneira controlada.

Pesquisas futuras explorarão formas viáveis ​​de carregar e descarregar a bateria, bem como formas de ampliá-la para uso em aplicações práticas.

 

Fontes: Futurism, Phys, Science Alert

Cadastre-se na Newsletter

Receba todas as novidades da Sec Power

Orçamento via WhatsApp