fbpx

Buscar no site

Guia completo de descarte de baterias e materiais recicláveis


Da bateria a Garrafa PET: entenda a importância do descarte consciente

Não é segredo que as baterias atendem às necessidades energéticas em todo o mundo, seja nos celulares, pequenos eletrônicos, laptops ou setores industriais. Praticamente todo dispositivo eletrônico é alimentado por uma bateria, pois essas fontes de energia portáteis e versáteis são importantes para tornar a tecnologia acessível.

Os materiais das baterias não representam ameaça à saúde humana quando em uso, mas as baterias descartadas incorretamente podem ter consequências perigosas para a saúde e o meio ambiente devido aos metais pesados ​​usados na composição do produto.

As baterias são fabricadas com chumbo, cádmio, mercúrio, lítio, manganês, níquel, zinco, entre outros. Além dos inúmeros benefícios que a bateria traz para nosso dia a dia, é que a reciclagem consegue recuperar quase 100% desses materiais.

No entanto, vale ressaltar que as pilhas e baterias não podem ser destinadas para a coleta comum. Ou seja, jamais descarte sua bateria em qualquer saco de lixo. Existe o jeito certo de fazer isso e iremos explicar ao longo do artigo, assim como outros materiais recicláveis.

 

Programa de Logística Reversa e Destinação Correta

 

Toda empresa que atua no ramo de baterias deve conter um programa de coleta de baterias para evitar que o produto, que não está mais em uso, seja descartado no meio ambiente, causando problemas no solo, na água e todo o meio ambiente.

Além disso, é importante ressaltar a importância de respeitar e pensar no próximo. Que planeta deixaremos às futuras gerações?

Lembre-se: todo material reciclável que você retira da sua casa ou empresa vai para algum lugar no planeta, caso a destinação correta não seja feita.

A Sec Power realiza a coleta gratuita de baterias industriais chumbo-ácidas (VRLA, Estacionárias, Ventiladas) para o descarte adequado conforme Resolução CONAMA Nº 401/2008.

Entregamos a carta de anuência nominada com dados da coleta e destinação final, isentando assim a sua empresa da responsabilidade sobre este material poluente.

Recolhemos também as baterias de outras marcas não comercializadas pela Sec Power como meio de prevenir que esses produtos tenham destinação indevida.

As baterias continuarão sendo utilizadas e não há nada errado em usá-las enquanto estiverem sendo descartadas adequadamente. Cada bateria possui seu próprio procedimento de reciclagem e o processo começa com a classificação das baterias.

Para agendar uma coleta gratuita, entre em contato pelos canais: 11 94563-3231 ou descarte@secpower.com.br

 

Descarte de lixo eletrônico

 

Como funciona o descarte de lixo eletrônico e produtos de pequeno porte que utilizam baterias: a Sucata Digital, em São Paulo, realiza a coleta gratuita e o gerenciamento dos resíduos eletrônicos, também conhecidos como lixo eletrônico, dando a destinação ambientalmente correta, de acordo com a legislação ambiental vigente.

Para pequenas quantidades de material, a Sucata Digital viabiliza o descarte em seu próprio depósito mediante agendamento.

A empresa também emite um certificado de destinação correta, garantindo que o seu resíduo teve um destino que não agride o meio ambiente, colaborando para uma economia circular e sustentabilidade empresarial.

Saiba mais: https://www.sucatadigital.com.br/o-que-coletamos/

A Ecycle também fornece um serviço qualificado que indica os pontos de reciclagem e coleta mais próximo de você. Acesse aqui: https://www.ecycle.com.br/

 

Coleta seletiva residencial e comercial

Você sabia? Uma pessoa ao longo da vida produz cerca de 600 vezes mais lixo que seu peso, o suficiente para encher alguns caminhões. O problema é que o nosso planeta está superlotado e, ao torná-lo um pequeno exercício de imaginação, podemos entender o que está acontecendo globalmente em termos de desperdício. Além disso, todos os recursos são limitados e, assim que os usamos, é muito difícil obter mais.

A reciclagem não é uma moda passageira ou uma tendência, mas é uma ação que todos temos que contribuir durante nossa passagem por este planeta, de indivíduos e empresas. O impacto que os materiais poluentes têm na saúde humana e no meio ambiente é muito alto.

Portanto, se todos soubermos quão sério é esse problema, fica mais fácil enxergar a importância da reciclagem para a preservação do planeta.

Como você pode ajudar a partir de agora: um passo importante é a coleta seletiva em latas de lixo ou lixeiras especiais organizadas pela cor, sendo a opção mais adequada para coleta seletiva.

Além disso, outras medidas tomadas no nível de gerenciamento para reduzir o consumo excessivo de papel, plástico e outras são absolutamente necessárias.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicou a resolução que define e explica como a coleta seletiva deve ser apresentada por meio de lixeiras coloridas, apontando 10 cores diferentes para separação do lixo.

 

Saiba como descartar: coloque o material certo durante a separação para reciclagem – papel, papelão, latas de metal, garrafas e recipientes de plástico.

 

Papelão e jornais

Papelão achatado, jornais, revistas, papel de escritório e correspondência comum podem ser reciclados desde que não sejam contaminados por alimentos, líquidos ou resíduos.

Dicas:

  • Quebre as caixas de papelão. Isso as torna mais fáceis de processar e deixa mais espaço para outros materiais recicláveis.
  • O papel não pode ser reciclado se for misturado com outros materiais. Remova o plástico bolha ou outros tipos de plástico antes de separar as embalagens de papel.

 

Latas de metal e alumínio

Antes de descartar as latas de alimentos e bebidas, remova as etiquetas de papel ou plástico e limpe qualquer material residual.

Dicas:

  • Algumas latas de metal têm um revestimento que pode não ser reciclável.
  • Os metais recicláveis ​​não precisam ser extremamente limpos, mas devem ser secos para não contaminar outros itens.

 

Plásticos e garrafas

Os recipientes de plástico rígido, como garrafas de água, leite e detergente, podem ser separados para reciclagem, já os plásticos flexíveis, como sacolas de supermercado, plástico bolha e isopor, requerem um tratamento especial.

Dicas:

  • Os recipientes plásticos ​​não precisam ser extremamente limpos, mas devem ser secos para não contaminar outros itens.

 

Aprenda mais sobre os materiais recicláveis

 

Aumente o seu QI de reciclagem com dicas que podem ajudar a garantir que seus materiais não sejam contaminados e, com sucesso, percorrer todo o processo de reciclagem e a próxima vida útil. Aprenda como funciona a reciclagem de alguns itens específicos e garanta que você esteja protegendo o meio ambiente reciclando corretamente.

 

1- Os recipientes não precisam estar completamente limpos para serem reciclados

Embora todas as garrafas, latas e recipientes devam estar limpos, secos e isentos da maioria dos resíduos de alimentos antes de serem reciclados, eles não precisam ser impecáveis.

O objetivo é garantir que eles estejam limpos o suficiente para evitar a contaminação de outros materiais. Tente usar uma espátula para raspar latas e potes e coloque recicláveis ​​em sua pia entre os pratos que você está enxaguando para compartilhar a mesma água para enxaguar e remover resíduos.

 

2- Nem todos os itens de plástico são recicláveis

Se não forem garrafas, latas, papel ou papelão, provavelmente não pertence à sua coleta seletiva e pode até exigir um tratamento especial. Só porque um item é feito de plástico ou contêm peças de plástico significa que os centros de reciclagem possam lidar com isso.

Plásticos recicláveis: tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes. Embalagens Tetra Pak podem ser separadas juntamente com o plástico

Plásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, plástico tipo celofane, fraldas descartáveis, absorventes e acrílicos.

 

3- Cuidados especiais no descarte de latas de aerossol

As latas de aerossol são usadas para armazenar tudo, de produtos de banheiro a tinta. Enquanto a lata em si tem o mesmo valor que outras latas de metal, o ar pressurizado no interior e o conteúdo potencialmente perigoso tornam a reciclagem um pouco mais complicada.

A maioria dos programas de reciclagem aceita latas de aerossol vazias / secas (sem as tampas de plástico). Se a lata não estiver vazia, pode ser perigoso. Alguns incêndios são causados ​​em máquinas de enfardar a partir de vestígios de produtos químicos das latas.  A maneira mais fácil de garantir que a lata esteja vazia é sacudi-la e escutar o líquido dentro ou borrifar para esvaziá-la por completa.

Portanto, faça o seu melhor para usar todo o produto, mesmo que seja um produto não perigoso, como chantilly, seu programa de reciclagem não o aceitará.

Sobretudo, não descarte seu recipiente aerossol no mesmo saco de lixo com sobras de alimentos, por exemplo. Para mais informações e locais para descarte de latas de aerossol, consulte o site da Ecycle para encaminhar o lixo para postas de reciclagem especializados.  Acesse aqui: https://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php

 

4- A importância da reciclagem de vidros

A reciclagem de vidro é uma das muitas maneiras pelas quais podemos ajudar a reduzir a poluição e os resíduos no planeta. Todos os dias são descartadas toneladas de lixo e vidro é uma parte significativa disso. Em vez de deixar os aterros se acumularem com objetos de vidro que ameaçam a segurança e o meio ambiente, podemos usá-lo novamente.

As peças são classificadas, quebradas, trituradas, limpas e preparadas para serem misturadas com outras matérias-primas como carbonato de sódio e areia. As matérias-primas e as peças de vidro são derretidas em um forno e depois moldadas em moldes para fazer novas garrafas de diferentes cores e tamanhos. No entanto, há vários tipos de vidros que não podem ser reciclados como espelhos, vidros de automóveis, entre outros.

Vidros recicláveis: tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens. Como separá-los: devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft).

Vidros não recicláveis: espelhos, vidros de automóveis, tubos de monitores, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.

 

5 – Os tipos de papel que podem ser reciclados

A reciclagem de papel é o processo de reprocessamento de papel usado para reutilização. Os resíduos de papel são obtidos de pedaços de papel de fábrica de papel e materiais de papel após o uso do consumidor. Os jornais, folhetos e revistas são exemplos de papéis recicláveis.

O papelão ondulado, papel de embrulho e embalagem, entre outros tipos de papel, geralmente são verificados quanto à adequação da reciclagem antes do processo.

Papéis recicláveis: aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral.

Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.

 

6- Reciclagem de metal

Os metais são essenciais, versáteis e podem ser usados nas indústrias, seja na fabricação de caminhões, carros, aviões, navios e ferrovias. Eles também podem ser usados ​​para fabricar itens domésticos como talheres, louças e até em embalagens.

O lado positivo da reciclagem de metal é que o processo pode ser realizado repetidamente sem alterar suas propriedades. Os metais recicláveis ​​mais comuns incluem alumínio e aço. Os outros metais, como prata, cobre, latão e ouro, são tão valiosos que raramente são descartados para serem coletados para reciclagem.

Metais recicláveis: latas de alumínio (ex. latas de bebidas), latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros. Como separá-los: devem estar limpos e sempre que possível reduzidos a um menor volume (amassados).

Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas e latas de combustível.

 

Confira abaixo os principais canais de coleta e reciclagem de materiais:

 

Ecycle

Eco Ponto (SP)

Sucata Digital (SP)

Ecoassist

Novarecicle

Fontes: Beegreen, WM, Ecycle, recyclingsimplified, VGResiduos, Earth911, Panda, Expedição Vida, Capesesp, Conserve Energy Future, Kronemag, Pensamento Verde, Natural Limp, Evolution Plásticos, Battery University, Home Guides, Battery Solutions

 

 

Cadastre-se na Newsletter

Receba todas as novidades da Sec Power

    Orçamento via WhatsApp