fbpx

Buscar no site

Energia solar para o agronegócio


O uso de energia solar no agronegócio cresce cada dia mais em solo brasileiro

O uso de energia solar no agronegócio cresce cada dia mais em solo brasileiro. Mais que um panorama atual animador, os números também mostram que o futuro dessa união é brilhante por ser sustentável e econômica, entre tantos outros aspectos. 

Na vasta extensão verde do agronegócio, o sol não é apenas uma fonte de vida para as plantações, mas também um aliado poderoso na geração de energia.

A energia solar alimenta atividades determinantes do setor e contribui diretamente para melhores resultados. Incluindo economia, produtividade e destaque ao produtor.

Veja, no conteúdo deste artigo, os detalhes do cenário brasileiro de energia fotovoltaica no agronegócio e entenda o porquê vale a pena investir. Trouxemos os números, soluções e transformações desse investimento para o seu negócio no campo.

Confira!

 

Panorama completo de energia solar no agronegócio

A energia solar está cada dia mais presente no agronegócio. Se ainda há quem desconfie da força dessa união, os números mostram um crescimento que desfaz qualquer dúvida.

Segundo um mapeamento realizado por uma fintech especializada na área, o agronegócio brasileiro já investiu R$ 15,5 bilhões em geração própria de energia. Trocando em miúdos, são mais de 200 mil consumidores em 170 mil conexões de sistemas solares no campo.

Esses números representam um total de 3,1 gigawatts (GW) de potência instalada. Para entender essa dimensão, isso significa que 14% de toda a capacidade de energia solar própria no país, está no campo.

O Brasil, no geral, conta com duas grandes vantagens para aplicar energia solar: grande influência da luz solar na região e um território rico em silício — matéria-prima para a fabricação de células fotovoltaicas. Nosso país tem, naturalmente, um cenário promissor.

No agronegócio, esse contexto propício se ramifica em vantagens práticas que podem transformar a vida do produtor do campo. Uma delas, talvez a principal, é a economia.

 

Energia solar: redução dos custos de produção no campo

Quem trabalha com o Agro conhece bem a quantidade de processos realizados diariamente no campo. Além das necessidades comuns de eletricidade, ainda existem os sistemas de:

 

  • Produção leiteira;
  • Climatização de aviários;
  • Irrigação de plantações;
  • Cercas elétricas;
  • Iluminação;
  • Refrigerações de carnes, leite e produtos;
  • Sistemas de monitoramento. 


No fim do mês, manter esses processos com eletricidade comum significa pagar altos valores na conta de luz e suas tarifas exorbitantes em constante mudança. Por isso é tão vantajoso investir em energia solar no setor.

Com as soluções fotovoltaicas, o empreendedor do campo reduz em até 95% sua fatura de energia. Além de garantir mais autonomia, competitividade e destaque ao seu negócio. Tudo isso somado ao diferencial da sustentabilidade.

Isso significa diminuir custos, ter um melhor controle orçamentário e ainda alcançar mais produtividade. Sem deixar de preservar o meio ambiente.

 

4 motivos para investir na energia solar para o agronegócio

Além dos números citados, o investimento em energia solar é um caminho de muitas vantagens para o agronegócio. Conheça cinco benefícios que convencem investidores do campo a apostarem em sistemas fotovoltaicos!

 

1. Rápido retorno sobre investimento

Alguns dos interessados na solução se deixam levar pela impressão de alto custo do investimento inicial e acabam desistindo da ideia. O que eles ainda não sabem é que esta é uma aplicação com rápido retorno — basta fazer as contas.

Investindo em energia solar, é possível economizar já nos primeiros meses com a redução de gastos com a fatura de energia. Sem contar que os painéis solares contam com uma vida útil de, no mínimo, 25 anos e são de baixa manutenção. 

 

2. Energia para a propriedade inteira

Há muitos processos que precisam de energia na atividade agropecuária. O que pode ser prejudicado em casos de falha no abastecimento e distribuição, levando a prejuízos e outros problemas.

Com um sistema fotovoltaico, o empreendedor do campo não se preocupa com isso. Ele conta com a autogeração de energia para alimentar todas as atividades necessárias.

 

3. Fácil instalação

Todo o sistema é instalado por uma equipe de profissionais do ramo. Finalizada a instalação, os painéis fotovoltaicos estão prontos para funcionar e não precisam de manutenção constante. 

 

4. Financiamento facilitado

Já entendemos que os números do setor são promissores. Além do cenário atual, existem diversas projeções de lucro e crescimento da energia solar no país. 

Isso é importante, pois os bancos facilitam a liberação de crédito para empréstimos e financiamentos relacionados a essa solução para seu negócio. Afinal, é fácil enxergar valor e retornos ao investir em qualidade. 

 

Armazenamento de energia solar no agronegócio

A energia solar, capturada por meio dos painéis fotovoltaicos, é uma fonte limpa, abundante e renovável. No entanto, sua produção é intermitente, depende da luz solar. É nesse ponto que o armazenamento de energia — pilar da transição energética — se destaca.

O processo consiste na reserva do excesso de energia produzida durante o dia para uso posterior. Incluindo à noite, quando o sol já se foi.

Flexível, essa solução é útil para locais isolados onde a rede elétrica não chega. Além das comuns áreas com oscilação na transmissão elétrica. Podendo se adaptar e desdobrar em dois tipos de sistemas fotovoltaicos: off grid e híbrido.

O primeiro, off grid, é um sistema independente da rede elétrica. Ideal para locais remotos. Já o híbrido, por outro lado, combina a geração solar com outra fonte, pode ser um gerador ou rede elétrica. Seja qual for o sistema, as baterias são os componentes-chave.

Nessas soluções, as baterias atuam como repositórios de eletricidade e guardam o excedente gerado pelos painéis solares. Um excesso que será utilizado em momentos de baixa produção ou quando a demanda é maior que a produção.

Além disso, elas são úteis para uso de energia armazenada em horários estratégicos. Quando os custos de eletricidade da rede comum estão mais altos, os sistemas geram economia para o agronegócio.

Conheça nossas duas principais opções para o setor: baterias de íons de lítio e baterias chumbo ácidas. 

 

Soluções Sec Power para o seu negócio no campo

A Sec Power conta com baterias para diversas aplicações, inclusive energia solar. Um investimento que pode mudar sua forma de produzir no campo e aprimorar seus resultados.

Os benefícios econômicos, ambientais e de autonomia que ela proporciona estão moldando o modo como os agricultores operam, planejam e prosperam. Adotá-la não é apenas uma escolha inteligente; é um compromisso com a evolução do agronegócio.

Nossa empresa compreende a importância desse momento de transição e oferece aos clientes o que há de melhor para garantir o pleno funcionamento das atividades do Agro.

Conte conosco desde o primeiro atendimento até o pós-compra e faça negócio com uma empresa de tradição e conhecimento sobre o mercado. Você está pronto?

 

Cadastre-se na Newsletter

Receba todas as novidades da Sec Power

    Orçamento via WhatsApp