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Startup alemã conclui primeiro teste com avião elétrico


A startup alemã de táxi aéreo Lilium anunciou o primeiro teste de sua aeronave de cinco lugares totalmente elétrica. Foi o mais recente de uma série de testes bem-sucedidos para a nascente indústria de voos elétricos, que pretende ter “carros voadores” sobrevoando as cidades na próxima década.

Em um vídeo publicado no site oficial da empresa, a aeronave não pilotada pode ser vista decolando verticalmente como um helicóptero. Pode não parecer muito, mas é um grande passo para a empresa, que espera lançar um serviço de táxi voador totalmente operacional em várias cidades até 2025.

Comparado com as outras aeronaves elétricas em pré-produção que vimos até agora, o jato Lilium certamente se destaca: ele tem uma cabine em forma de ovo no trem de pouso com um par de asas paralelas de rotor de inclinação. As asas são equipadas com um total de 36 motores a jato que se inclinam para a decolagem vertical e depois mudam para a frente para o voo horizontal. Não há cauda, ​​leme, hélices ou caixa de câmbio. Quando estiver completo, o jato Lilium terá um alcance de 300 quilômetros e uma velocidade máxima de 300 quilômetros por hora, segundo a empresa.

Isso é muito mais do que muitos de seus concorrentes estão prevendo de suas aeronaves elétricas. Remo Gerber, diretor comercial da Lilium, disse que isso se deve ao design da asa fixa do Jet, que exige menos de 10% de sua potência máxima de 2.000 cavalos durante o voo.

“Estamos super animados”, disse Gerber em entrevista ao The Verge. “O primeiro voo foi exatamente como deveria ser.”

A relação potência-peso é uma grande consideração para o voo elétrico. É também um dos seus maiores inibidores. A densidade de energia – a quantidade de energia armazenada em um determinado sistema – é a principal métrica, e as baterias de hoje não contêm energia suficiente para tirar a maioria dos aviões do solo.

Ao contrário de alguns de seus concorrentes, a Lilium planeja manter um piloto humano a bordo de sua aeronave. Isso permitirá que a certificação seja mais fácil, disse Gerber. A Lilium está em processo de garantir a certificação para o táxi aéreo de cinco lugares da Agência Europeia para a Segurança da Aviação, e também buscará uma solicitação junto à Administração Federal de Aviação dos EUA.

Fonte: The verge

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